O recall da Medtronic

A Medtronic anunciou em setembro um recall em lotes específicos dos conjuntos de infusão da bomba de insulina. Eu vi essa notícia no Faceboo...

A Medtronic anunciou em setembro um recall em lotes específicos dos conjuntos de infusão da bomba de insulina. Eu vi essa notícia no Facebook e não dei muita importância não. O recall era mundial.

Em outubro, recebi 3 cartas da Medtronic informando sobre o recall e então eu decidi verificar os lotes das 4 caixas que eu tinha aqui em casa.

Resultado: todas elas estavam no recall e precisam ser trocadas.

Fiquei desesperada. Sério, meu chão caiu e eu não sabia o que fazer.

Como posto mensalmente aqui no blog, há muitos meses eu não recebo o conjunto de infusão da secretaria de saúde. Para “compensar”, eu acabo usando cada cateter por 4 ou 5 dias (eu coloco insulina no reservatório para que dure por 4 dias, às vezes, eu utilizo menos insulina, consequentemente, o reservatório acaba durando 5 dias. Mas esse é o máximo de tempo que uso o mesmo cateter e quase nunca chega a durar 5 dias). Assim, vou fazendo minha reserva de conjunto de infusão, uma vez que o tratamento é de alto custo e não consigo comprar os insumos que faltam todos os meses.

Que falta de sorte a minha em ter 4 caixas reservas, no período em que eu não estou recebendo os insumos e todas as 4 estarem no recall.

A primeira coisa que consegui pensar foi: vou comprar uma caixa e ir me virando com ela, até a Medtronic trocar as outras 4.

Liguei no 0800 e quase chorei ao telefone quando a atendente falou que a caixa com 10 unidades aumentou para R$ 813,00!!! Fiquei sem fala. Comprei, a contragosto.

O 0800 tem uma opção para falar somente sobre o recall, é a opção 4, que nunca atende. Então eu aperto qualquer outro número (2 ou 3) e peço para me transferirem.

Consegui, com muito custo, falar com alguém sobre o recall. Me explicaram o seguinte:

> Eu tinha 4 caixas fechadas e 1 aberta, em uso, que estavam no lote do recall;
Dentro de 15 dias úteis, a partir daquela ligação, a Medtronic iria em minha casa recolher as 4 caixas fechadas e eu deveria entregar as unidades restantes da caixa aberta. Fizemos as contas e eu devolveria 5 unidades;
Então, eu teria direito a receber 5 novas caixas fechadas;
A troca seria feita da seguinte forma: em 15 dias úteis, quando a Medtronic fosse recolher as 4 caixas + 5 unidades, ela deixaria apenas 1 caixa com novo lote. As outras 4 as quais eu teria direito, seriam entregues de forma mensal, mais ou menos 1 semana antes da caixa que eles me deram acabar;
Eu achei a ideia péssima, porque às vezes a cânula dá problemas e é preciso trocar, perdendo assim uma unidade. Dessa forma que a Medtronic sugeriu, eu não teria nenhuma unidade sobressalente, ou seja, eu não teria o direito de errar. Mas era a única opção, então eu disse ok.

Essa ligação aconteceu dia 04/10/17. A Medtronic deveria ter ido a minha casa recolher as caixas com lotes comprometidos e me devolver uma caixa com novo lote no dia 26/10/17.

Hoje é dia 19/11, já se passaram 29 dias úteis, 46 dias corridos, considerando que tivemos 3 feriados nacionais durante esse tempo, e até hoje NADA! Já liguei 3 vezes, perguntando, reclamando e o retorno é sempre o mesmo: "a demanda é grande, estamos com dificuldades de atender a todos no prazo."

E aí?

E aí que eu continuo usando as caixas de conjunto de infusão com o lote que indicam que podem estar danificadas, o tal lote com recall. Visto que a caixa que eu comprei nunca chegou (foi outra batalha que travei com o financeiro da Medtronic, que não faturava meu pedido mesmo depois da operadora do cartão de crédito já ter autorizado a compra). Por fim, eu cancelei a compra e continuei usando o cateter do recall mesmo.

Para saber se você está na mesma situação que eu, acesse o site e verifique o lote de sua caixa: checklots.medtronicdiabetes.com/Brazil/Portuguese

Eu que sempre elogiei a Medtronic, no zelo com o cliente, na forma de tratar e lidar com as resoluções técnicas de problemas de funcionamento da bomba, agora me sinto descoberta e sem voz. Com medo de usar algo que substancialmente me garante um bom controle glicêmico, logo melhora a minha qualidade de vida.

A palavra é essa: MEDO.




You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images